Como organizar seu estoque em três passos

separamos três passos fundamentais para organizar seu estoque

às 16:25:15 por

Como organizar seu estoque em 3 passos

Algumas empresas focam na organização exterior de seu negócio, como prateleiras e uniformes, em caso de lojas, mas esquecem de manter o mesmo padrão em seu estoque. E cometem um grande erro, que repercute em todas as áreas de sua empresa, principalmente no caixa.

Um estoque realmente organizado permite um controle da empresa sobre todos seus produtos, entradas e saídas, prazo de validade e quais os produtos que saem mais ou raramente são vendidos.

Abaixo, separamos três passos fundamentais para organizar seu estoque:

Passo 1 – Ter Padrões e Regras de Organização

Para que tudo tenha o máximo de controle, todas as mercadorias que entram na empresa precisam receber um código (pode ser usado o seu código de barra), que será cadastrado no sistema. Dessa forma, é possível saber tudo que acontece com o produto adquirido, tanto seu tempo dentro do estoque, sua validade até sua venda.

Na arrumação física do estoque é preciso manter o local sempre limpo, dividido por prateleiras e outros compartimentos que sejam necessários aos produtos, onde serão distribuídos por ordem alfabética, fluxo de vendas ou cores e tamanhos. E dentro da ordem escolhida, os produtos com data de vencimento mais próxima devem estar a frente da prateleira, para serem vendidos antes.

Passo 2 – Controle Administrativo

É a organização interna, que define os responsáveis pelas compras junto aos fornecedores, quem irá fazer a organização física, fluxo de entradas e saídas, quantidade de produtos, inventário entre outros.

O ideal é que seja organizado um fluxograma, com o passo a passo da mercadoria na empresa, entradas e saídas e responsáveis. O importante é que tudo que for definido seja seguido com rigidez, para não perder o controle do estoque. Quando o processo roda, há nítidos ganhos de produtividade e economia de recursos.

Passo 3 – Software de Gestão

Sem o auxílio de um software de gestão empresarial, todo o controle fica deficitário. Com ele, é possível fazer os lançamentos dos produtos que entram e saem, ficar atento a quantidade do estoque e ao prazo de validade, controle de caixa e emissão de relatórios que podem ajudar na definição de estratégias financeiras e comerciais.

CONHEÇA A FERRAMENTA QUE FAZ TUDO ISSO PARA VOCÊ DE FORMA RÁPIDA E SIMPLIFICADA. CLIQUE AQUI