Empresas perdem tempo e dinheiro por falta de controle de estoque

Independente do setor, o controle de estoque é uma das áreas que mais influenciam sobre a gestão financeira da sua empresa

às 08:58:57 por

Empresas apostam em uma boa administração de estoque sabem que o gerenciamento correto dessa questão resulta em diferenças consideráveis no balanço final.

Independente do setor, o controle de estoque é uma das áreas que mais influenciam sobre a gestão financeira da sua empresa, contribuindo para o aumento dos lucros. Por outro lado, quando não há esta organização, o impacto das perdas pode surpreender o empresário.

Mas, como isso acontece?

A gestão efetiva do estoque e os indicadores bem controlados e acompanhados permitem que a área forneça informações importantes para a equipe de compras efetuar bem o seu trabalho.

Assim, com esses dados é possível negociar compras maiores com fornecedores e conseguir descontos por volume. Como consequência, a margem de lucro sobre os produtos aumenta.

Vendas x estoque

O controle de estoque permite ainda que a empresa diminuía os riscos de faltar produtos na prateleira. Isso também melhora o atendimento ao cliente, já que haverá sempre produtos na prateleira, e aumenta os lucros, pois um erro é mitigado e isso evita que o comprador procure a concorrência.

Menos perdas e obsolescência

Estoque parado representa para uma empresa dinheiro parado que poderia ser investido em outras atividades. Porém, o estoque é necessário para o atender as demandas dos clientes.

Com o devido controle de estoque, no entanto, é possível acompanhar a saída dos itens, controlar prazos de validade e quantidades, para que seja consumido apenas o necessário. Isso ajuda a evitar perdas e obsolescência dentro do estoque.

Sem erros e riscos

O estoque representa parte do seu capital de giro que é empregado para atender as necessidades do seu cliente. Portanto, para minimizar erros e riscos é importante que a gestão esteja atenta e focada, já que qualquer ação que prejudique o estoque – mesmo que não intencional – pode afetar diretamente suas vendas e impactar os lucros.

A Rensoftware possui um completo sistema de gestão que ajuda a controlar o seu estoque e de suas filiais de forma totalmente integrada. Ele atua de acordo com a legislação vigente no seu Estado e ainda permite o cadastro de clientes e produtos variados, além de fazer todo o controle da sua frente de caixa. Entre em contato conosco e faça uma demonstração: 0800-730-1222.